Agachamento - Parte 1

02/01/2016 14:01

Tanto se vê, se observa, se lê sobre... opiniões dos novos entendedores de treinamento esportivo "funcional", mas a discussão sempre se limita ao movimento, seja analisando a amplitude, ou pior, quando a discussão é levada em conta apenas a ênfase da articulação (joelhos ou quadril)...

Mas o que menos se observa é a prática. Mais uma vez: não a prática pessoal - essa já estou farto de ver vídeos de professores/treinadores na minha timeline pagando de atletas. Quem sabe até possam ser chamados de atletas, visto que tem tantos por aí que... deixa quieto, se não serão parágrafos e parágrafos falando sobre este conceito.

A prática a que me refiro é a de campo. Com seus treinados. Pouco se vê falar sobre a Força Relativa. Pouco se vê esta Força Relativa ser ao menos interessante para um atleta.

Aqui vai uma tabela de Pita (1990) onde ele fez uma comparação da FR em atletas de diversas modalidades. Vale ressaltar que o menor índice de FR foi de um jovem de 19 anos que pesa 150kg, ou seja, para ele se aproximar dos 2.0 de FR, vai ter que fazer força, e conseqüentemente, um pouco mais de tempo.

Pita (1990)

Mas no geral, é interessante analisar o quão importante é o Agachamento na Preparação Física de um atleta, de qualquer modalidade. Porém, nossos atletas tupiniquins agacham muito pouco. E quando acontece, trata-se do agachamento "semi-parcial" - que não chega nem na metade do caminho.

Agachem! Mais agachamento e menos discussão acerca da qualidade do movimento. Esta, pasmem, virá de acordo com o aumento da FR. De acordo com o aumento do volume de treino. De acordo com o aumento da tonelagem.